7 PROFUNDAS REFLEXÕES DO ALCORÃO

Publicado em 21 de abril de 2025 às 13:15

“E não criei os jinns e os humanos senão para Me adorarem.”

(Alcorão 51:56)

Este versículo convida-nos a refletir profundamente sobre o nosso propósito de vida. Está claramente expresso que todos os seres humanos foram criados com o objetivo de adorarem exclusivamente Allah (SWT). Verificamos que, atualmente, muitas pessoas não sabem qual é o seu verdadeiro propósito; no entanto, este versículo representa um guia claro e universal para toda a humanidade.


“Allah não impõe a alma alguma um fardo além de sua capacidade. Para ela o benefício do bem que adquiriu e contra ela o prejuízo do mal que adquiriu. Senhor nosso! Não nos condenes se nos esquecermos ou errarmos; Senhor nosso! Nem nos sobrecarregues com um fardo, como o impuseste aos nossos antepassados; Senhor nosso! Nem nos sobrecarregues com aquilo que não possamos suportar. E absolve-nos, perdoa-nos e sê misericordioso connosco! Tu és nosso Protetor! Concede-nos vitória contra o povo descrente!”

(Alcorão 2:286)

Este versículo ensina-nos que uma das maiores virtudes de um muçulmano é a paciência diante das dificuldades da vida, pois estas representam testes de Allah (SWT). Allah testa a fé dos crentes através de desafios, e este versículo oferece-nos consolo: se uma adversidade nos atinge, é porque a nossa alma tem força suficiente para a suportar.


“Certamente na criação dos céus e da terra e na alternância da noite e do dia, realmente há sinais para os dotados de inteligência.”

(Alcorão 3:190)

Neste versículo, somos convidados a contemplar a perfeição da criação. Não há qualquer sinal de imperfeição na obra de Allah (SWT). Todos os elementos que Ele criou encaixam-se de forma harmoniosa, tanto na terra como nos céus. Tudo foi planeado com absoluta precisão, e só Allah (SWT) tem capacidade para tal, devido ao Seu poder infinito.


“Mas certamente, com cada dificuldade há facilidade.”

(Alcorão 94:5)

Todos os crentes são inevitavelmente postos à prova neste mundo, enfrentando adversidades ou desafios que Allah (SWT) lhes impõe. Ele testa a fé dos crentes, pois é nos momentos de maior dificuldade que o imān (fé) se manifesta com mais clareza. Tal como depois de uma tempestade vem a bonança, também após a adversidade chega a tranquilidade.


“Aqueles que creem e cujos corações se tranquilizam com a recordação de Allah. Sabei que com a recordação de Allah os corações se tranquilizam!”

(Alcorão 13:28)

Neste versículo, Allah (SWT) revela-nos o caminho para alcançar a paz interior. Um verdadeiro crente encontra serenidade através do dhikr (recordação de Allah), pois essa lembrança aproxima-o do seu Criador. Um aspecto igualmente importante é o tawakkul (confiança em Allah), pois tudo está sob o Seu controlo absoluto.


“Ó crentes! Sede constantemente firmes na justiça, testemunhando para agradar a Allah, ainda que seja contra vós próprios, vossos pais e parentes próximos, seja o acusado rico ou pobre, pois Allah sente mais do que vós pelo bem-estar deles. Portanto, não sigais vossas paixões deixando de ser justos. E se deturpardes vosso testemunho ou recusardes testemunhar, então sabei que certamente Allah está Informado do que praticais.”

(Alcorão 4:135)

Este versículo constitui uma advertência clara: os crentes devem manter-se firmes na justiça e dizer sempre a verdade, mesmo que o testemunho vá contra os próprios interesses ou contra os seus entes queridos. Não deve haver distinção com base na etnia ou na classe social. O mais importante é testemunhar com equidade, pois Allah (SWT) tem pleno conhecimento de tudo o que fazemos.


“Então, quem tiver praticado algum bem até mesmo equivalente a um átomo, vê-lo-á.”

(Alcorão 99:7)

Este versículo leva-nos a refletir sobre o valor das boas ações, mesmo as mais pequenas. Allah (SWT) recompensará cada gesto de bondade. Uma ação aparentemente insignificante pode ter um impacto profundo na sociedade, ao inspirar outros a fazerem o bem, contribuindo assim para um mundo mais justo, compassivo e harmonioso.


DICIONÁRIO:

  • Jinns - termo árabe que significa "seres sobrenaturais" ou "espíritos"
  • Allah - Deus
  • S.W.T - Subhānahu wa ta'ālā (Glorificado e Exaltado seja Ele)
  • Alcorão - livro sagrado do Islão (Al-Qur'ān)
  • Iman - termo árabe que significa ""

Adicionar comentário

Comentários

Ainda não há comentários.